O que é Retina?

A retina é uma camada fina sensível à luz localizada no fundo do olho. É o tecido que transforma luz em estímulo nervoso e o envia ao cérebro. Pode ser comparado a um filme numa câmera fotográfica. Atualmente diversas doenças afetam a retina como:

 

DONÇAS DA RETINA:

1 – Retinopatia Diabética

retinopatia diabética é o resultado dos efeitos do diabetes nos vasos sanguíneos da retina. O diabetes leva os vasos sanguíneos da retina a apresentar vazamento (soro e sangue) e crescimento anormal.

Causas
O principal causador da retinopatia é o diabetes, alto grau de açúcar no sangue. A retinopatia diabética é a principal causa de cegueira em pacientes entre 20 e 74 anos. 

Tratamento
O melhor tratamento é a prevenção. O controle rigoroso dos níveis de açúcar no sangue retarda o desenvolvimento e a progressão da retinopatia diabética. Em casos mais avançados podemos realizar injeções intraoculares e cirurgias a laser.

 

2 – DESCOLAMENTO DE RETINA

O descolamento de retina é a separação da retina da parede do fundo do olho. Quando há uma rotura de retina, o líquido do fundo do olho pode passar através desta rotura e descolar a retina.

Sintomas
“Flashes” e pontos pretos flutuantes, antes da retina descolar, como se fosse uma cortina se fechando.

Tratamento
A maioria dos descolamentos de retina requer cirurgia para reposicionamento da retina ao fundo do olho. Há vários métodos utilizados hoje em dia e o tipo de cirurgia utilizada depende do tipo e extensão do descolamento.

 

3 – DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA COM A IDADE

A DMRI ou Degeneração Macular Relacionada com a Idade é uma doença que acomete a área central da retina, a mácula. A maior parte dos pacientes apresenta a forma inicial da doença e têm uma perda visual mínima. Mas, mesmo assim, ela é hoje uma das principais causas da cegueira legal no mundo ocidental, em faixas etárias superiores a 50 anos.

Tratamento
Existem diversos métodos terapêuticos para a prevenção e tratamento da DMRI, entre eles destacam-se: dieta, suplementação alimentar, cirurgia a laser e injeção intraocular.