O que é Miopia?

A miopia ocorre quando o olho é mais longo do que o normal. É uma condição herdada e geralmente é descoberta entre 8 e 12 anos. Para uma pessoa míope, objetos próximos são nítidos, mas objetos distantes ficam embaçados e difíceis de distinguir. Em um grau mais avançado, objetos próximos também perdem o foco, causando cansaço e incômodo. Além da visão turva, outros sintomas que ajudam no diagnóstico são: pestanejar constante, dores de cabeça e tensão muscular.

Tratamento da Miopia

O tratamento para a miopia é feito através do uso de óculos, que têm a função de direcionar a luz para a retina, onde a imagem deve se formar. O principal procedimento para a correção do problema é a cirurgia refrativa, realizada com Excimer Laser ou Lasik, geralmente aplicada após os 21 anos.

Os tratamentos normalmente são feitos com a aplicação de luz laser ultravioleta (Excimer Laser), que tem a propriedade de evaporar pequenas quantidades de tecido da córnea, corrigindo miopia, hipermetropia astigmatismo, sozinhos ou associados. Têm sido utilizados desde 1987 com este propósito. Sob anestesia local (colírio anestésico), o laser é aplicado confortavelmente direto sobre a córnea (PRK) ou no interior deste tecido para graus muito altos, após uma microincisão (LASIK). O tempo médio de aplicação é de 20 segundos. Neste tempo, o laser remove, dependendo do grau a ser corrigido, de 20 a 100 micra (um centésimo de um milímetro) de tecido corneano.